segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MIL FOLHAS - NOVALGINA (Achillea millefolium)




Conta a lenda que a Deusa Afrodite usou a Mil folhas para tratar  o calcanhar ferido de Aquiles e os soldados da antiga Grécia faziam uso da mil folhas para tratarem ferimentos de guerra há mais de 3000 anos. Desde então é uma das plantas mais usadas em fitoterapia e também por isso tem maior numero de nomes vulgares diferentes.







Nome Científico
    Achillea millefolium L.
Nome Vulgar
 Aquiléia, erva dos carpinteiros, erva dos soldados, mil em rama, mil folhas, milefólio, macelão, feiteirinha, .
DESCRIÇÃO
 Planta vivaz da família das compostas, atinge de 30 a 60 cm de altura, as folhas são dividas em pequenos seguimentos e as flores agrupam-se em forma de sombrinha, podendo ser brancas ou rosadas, toda a planta tem cheiro de cânfora.
HABITAT E CULTIVO
 Planta originária da Europa bem adaptada ao Brasil, cresce espontaneamente em terrenos baldios, pastos e beira da estrada. Espalhado pela regiões temperadas do continente americano.

Prefere solos ricos em matéria organica e  húmus, argilosos, drenados e com bastante luz solar. O Plantio pode ser feito por estacas ou divisão de touceiras durante o ano todo. 
SABOR E PROPRIEDADES
INDICAÇÕES
 Amargo, adstringente e neutro.
Toda a planta tem 0,8% de essência rica em cineol e azuleno, principios ativos que se atribui sua ação antiflamátoria, cicatrizante e vulnerária (cura feridas), reforçada pela presença de taninos. Possui um principio amargo (aquileína) de propriedades tonificantes sobre o aparelho digestivo, favonoides e outros glicosideos, que lhe conferem propriedades antiespasmódicas.
Também é sudorífica, antitérmica, expectorante, eupéptica, antidiarréica, anti-reumática, anti-hipertensiva, antitrombotica, hemostática, , emenagoga e analgésica.

 Partes Utilizadas
 As sumidades floridas especialmente, usa-se tambem as folhas, coletadas em plena floração.
Colheita e Conservação
As inflorescências devem ser colhidas seis meses após o plantio, as folhas podem ser colhidas no quinto mês após o plantio.
Os cachos de folhas e flores devem secar a sombra em local ventilado devendo ser guardado em local seco e no escuro.
PRECAUÇÕES
 Dado que a mil-folhas aumenta a produção de sucos gástricos, devem evitar ingeri-la as pessoas que sofrem de ulcera gastroduodenal. 
Em doses elevadas podem aparecer vertigens e dor de cabeça (cefaléias). 
O suco fresco pode produzir fotossensibilização por isso deve-se impedir a exposição solar cobrindo a região tratada após a aplicação do suco.







PREPARAÇÃO E EMPREGO

USO INTERNO:
1.  InfusãoAté 20 g de sumidades floridas por litro de água. Tomam-se 3 a 4 xícaras por dia. 
 Dividir em partes e fazer preparo quando for tomar, porque depois de algum tempo fica com a cor escura e sabor muito amargo.

USO EXTERNO:
2.  Lavagens e Banho: com uma infusão de 30-40 g de sumidades por litro.
3.  Tamponamento nasais: impregnar gaze com infusão ou suco fresco da planta e aplicar.
4.  Loções: deve-se fazer o suco fresco da planta espremida.
5.  Cataplasmas:  colher as folhas e floreses frescas, lavar e esmagadar  pode se aquecer a planta em uma frigideira. Aplicar no local diversas vezes por dia.
6.  Compressas: com a infusão quente aplicar no local afetado com pano macio umidecido.


Na pele:
Para combater a acne é muito recomendada fazer loções (4), compressas (6)ou cataplasmas(5)  de mil folhas no local afetado assim como ingerir a planta em infusão.(1)

É uma planta excelente para ser usada externamente em caso de feridas, contusões,  ulceras, chagas, furúnculos, frieras e rachaduras por suas extraordinárias propriedades cicatrizante, anti-septicas e hemostáticas ( ajuda a parar hemorragias).(4) (5) (6).
Combate o mal cheiro dos pés excesso de transpiração, usado em  lavagens e banhos feitos com a infusão da planta (2).

Tratamento Estético:
Facilita a eliminação de toxinas pela pele, limpando e suavizando a aparencia da cútis. Deve ser usada em forma de loções e compressas.(4) (6). 


Aparelho digestivo:
Por seu princípio amargo atua como tônico dos órgãos digestivo, aumentando a secreção de sulcos do estomago e fígado, aumenta a secreção de suco gástrico e a secreção da bílis (ação colagoga),   por ter ação anti-térmica, diminui as fermentações intestinais.
Atua com sucesso no caso de gastrite crônicahipocloridria (falta de sucos), dispepsia ( digestão pesada), mal funcionamento  do fígado, espasmos digestivos e fratulências  (efeito carminativo).
Tomar infusão antes das refeições. (1)


Aparelho circulatório:

É uma grande depuradora do  sangue, que também fluidifica (diminui sua viscosidade), melhorando assim sua circulação.
Muito útil no caso de Arteriosclerose.  (1).

Hemorragias: 
Há muitos séculos vem sendo usada para lavar feridas e diminuir hemorragias.(1)(2) (3)

Hemorroidas:
É um excelente remédio, desinflama e reduz o tamanho das hemorroidas quando inchadas e doloridas. (1) (2)


Aparelho genital feminino:

Por sua ação emenagoga, a mil-folhas regula os ciclos menstruais e alivia a dismenorréia (dores menstruais), e sua ação Hemostática ajuda a deter as hemorragias e menstruação excessiva. (1)

Fissura no seio:
Para ajudar  a regenerar as fissuras nos seios pode se usar cataplasmas ou para um efeito mais rápido aquecer em pouquíssimo leite dois punhados da planta e aplicar no local diversas vezes por dia(5) (6).








Cânfora




Alfavaca Anis





Manjericão





Hortelã

 (Mentha piperita)



Uso medicinal:
Cicatrização (uso externo)
Uso tópico como analgésico
Contra parasitas intestinais, diarréia, bronquite, dor de barriga, tosse,
como sedativa
Estimulante de apetite para crianças
Para expulsão de parasitas intestinais


orégano